Minecraft: 15 mudanças mais importantes em 15 anos desde o lançamento


Minecraft faz aniversário de 15 anos em 2024; game passou por diversas mudanças desde seu início como jogo independente até se tornar uma potência O aniversário do Minecraft acontece em 17 de maio, quando o game foi publicado pela primeira vez ainda como uma versão beta, e em 2024 o game completou 15 anos no ar. O jogo, criado por Markus "Notch" Persson e posteriormente publicado pela Mojang Studios recebeu diversos updates de gameplay, mapas e mais, tornando-se uma das grandes potências da indústria gamer. Mudanças notórias como a primeira introdução da dimensão sombria Nether até momentos mais recentes como a reformulação de seu sistema de cavernas na atualização Caves & Cliffs, valem a pena serem relembradas pelos jogadores. Vale lembrar que, nesse meio tempo, a Mojang também foi comprada pela Microsoft, o que representou novos lançamentos dentro do universo e maior integração com o ecossistema do Xbox. Veja, a seguir, as 15 mudanças mais importantes que aconteceram no game durante esses anos. O jogo está disponível para Xbox Series X, Xbox Series S, PlayStation 5 (PS5), Xbox One, PlayStation 4 (PS4), Nintendo Switch, Android e iPhone (iOS), além de PC. 🎮15 jogos de terror multiplayer que você não pode deixar de jogar com amigos ➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews Minecraft completou 15 anos e já teve várias mudanças desde o seu lançamento Divulgação/Mojang Studios 👉 Quais são os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo 1. Um jogo de blocos vendido incompleto A história de Minecraft começa em maio de 2009 com alguns testes do desenvolvedor "Notch". O jogo foi testado inicialmente apenas com a criação de mundo e a parte criativa de posicionar blocos. Esta versão, chamada hoje de Minecraft Classic, inclusive, está disponível para jogar de graça em qualquer navegador de Internet gratuitamente no link (https://ift.tt/yFNRU5Q). Pouco após estes testes, foram adicionados elementos de sobrevivência como Zumbis e Esqueletos, mas o sistema de Crafting, algo tão importante, chegou apenas em janeiro de 2010. Apesar do estágio ainda muito inicial, Minecraft começou a ser vendido ainda incompleto sob a promessa de que os usuários teriam acesso permanentemente ao game e suas futuras atualizações. Este modelo se tornou a base para outras produções com Acesso Antecipado em serviços como Steam, Epic Games Store e Xbox Game Preview. Durante estas fases iniciais Alpha e Beta, usuários precisavam pagar entre 5 e 14,95 euros (aproximadamente R$ 30 e R$ 86), dependendo de quando o usuário comprou. Em seu primeiro ano, Minecraft faturou mais de 600 mil euros (mais de R$ 3,49 milhões em conversão direta). Minecraft Classic relembra como o game era em suas primeiras versões, sem inimigos ou elementos de sobrevivência Reprodução/Minecraft.net 2. Introdução à Redstone Em julho de 2010, Minecraft recebeu um estranho bloco que não era um minério, mas um curioso pó vermelho. Junto com ele vieram novos objetos como botões, alavancas e placas de pressão. A Redstone é um elemento em Minecraft que permite praticamente fazer circuitos elétricos, enviando sinais de um ponto para o outro do jogo com botões e alavancas. Ela também permite um certo nível de automação para determinadas tarefas. O item se tornaria ainda mais útil em 2013, na atualização 1.5 com o "Redstone Update", que adicionou ainda mais funções ao jogo, como os blocos Comparador, o Repetidor e mais. Redstone trouxe um nível de automação para Minecraft e possibilidades incríveis exploradas por jogadores até hoje Reprodução/Rafael Monteiro 3. O mito de Herobrine Curiosamente, esta é uma mudança que ocorreu no jogo, sem de fato já ter estado nele. A popularidade de Minecraft fez com que surgisse uma lenda urbana sobre um personagem assombrado no jogo chamado Herobrine, por volta de agosto de 2010. A criatura com aparência semelhante a do avatar do jogador supostamente seria um irmão já falecido do criador "Notch", que na verdade sequer tem irmãos. O sucesso da fanfic fez com que os jogadores vissem uma oportunidade de contar histórias, gerando vários outros contos. O mais curioso, no entanto, é que a produtora Mojang entrou na brincadeira e passou a listar em todas as suas atualizações por um tempo os dizeres "Herobrine removido" entre os consertos no game. Herobrine não existe de fato em Minecraft, mas se tornou uma grande parte da mitologia do jogo e até a produtora Mojang Studios passou a referenciá-lo Reprodução/Rafael Monteiro 4. Dimensão do Nether no Dia das Bruxas Em 30 de outubro de 2010, quando Minecraft ainda estava nos seus estágios iniciais, "Notch" lançou uma atualização especial de Dia das Bruxas, o "Halloween Update". Esta atualização trouxe Portais para que permitiam se teletransportar para uma nova dimensão: o Nether. Este novo local era incrivelmente perigoso, repleto de lava por toda parte e habitado por inimigos medonhos como o Ghast e o Zombie Pigmen, que atacavam em bando caso um membro fosse ferido. Havia também mais um detalhe curioso nessa dimensão: ela permitia atravessar grandes distâncias, pois a quantidade de blocos percorrida no Nether era maior ao retornar para o mundo normal. O Nether original era um lugar composto pelo mesmo tipo de bloco, Netherrack, além de fogo e lava Reprodução/Minecraft.net 5. O Fim da Aventura e o Ender Dragon Em setembro de 2011, o Minecraft recebeu uma de suas maiores atualizações, o "Adventure Update" na versão Beta 1.8. Ela adicionou ao game os monstros Enderman, o chefão Ender Dragon e um objetivo final a se alcançar na aventura. Até então o jogo não tinha um grande objetivo além de construir e se divertir. Entretanto, a atualização trouxe uma grande jornada na qual jogadores tinham que matar Enderman, obter Pérolas, transformá-las em Olhos do Ender com uma Vara de Blaze do Nether e usá-las para encontrar uma fortaleza com um portal para a dimensão The End, onde estava o Ender Dragon. Ao derrotá-lo o game exibia um longo texto estranho sobre entidades conversando, o qual não parece ter um efeito direto na história do jogo. Minecraft adicionou o Ender Dragon como um chefe final a ser derrotado, mas que exige vários passos para ser encontrado Reprodução/Rafael Monteiro 6. Introdução de vilas e mais estruturas A atualização Beta 1.8 também introduziu outro ponto marcante em Minecraft: as vilas do jogo. Os locais ainda estavam vazios inicialmente e os Aldeões foram introduzidos apenas em novembro de 2011, no lançamento da primeira versão "completa" 1.0.0 do jogo. Nesta época, esses lugares eram bastante incomuns, e os seus habitantes não tinham ainda uma função para o game. Aos poucos, também foi adicionada a possibilidade de construir mais casas na vila, os Aldeões também poderiam se reproduzir e o jogador podia curar Aldeões zumbis. Esta atualização também trouxe outras estruturas raras de encontrar, como túneis de mina abandonados. As vilas trouxeram um pouco mais de vida para o mundo de Minecraft onde antes o jogador estava sozinho Reprodução/Rafael Monteiro 7. Templos do Deserto e Comércio Na versão 1.3.1 de agosto de 2012, Minecraft adicionou mais novos desafios para jogadores com o Templo do Deserto e futuramente o Templo da Selva, na versão 1.5.1. Estes templos tão raros de encontrar possuem tesouros para serem obtidos em certos biomas. Entretanto, é preciso passar por armadilhas, como uma pilha de TNT sensível à pressão. Esta também foi a atualização que introduziu comércio com os Aldeões usando Esmeraldas como moeda de troca. O comércio com os Aldeões se tornou uma grande parte de Minecraft após ser introduzido ao jogo Reprodução/Rafael Monteiro 8. Chegada dos cavalos em Minecraft Para um jogo com elementos de fantasia medieval, algo que faltava em Minecraft era a possibilidade de ter uma montaria, como se esperaria de um cavaleiro. Usuários já podiam montar em Porcos e guiá-los com uma cenoura, sem muitas vantagens em matéria de velocidade. Mas a introdução de cavalos na atualização 1.6, em 2013, mudou este cenário. Ao conseguir domar uma montaria, usuários puderam passar a explorar o mundo com mais liberdade e velocidade, até mesmo podendo colocar uma armadura em seus companheiros para protegê-los de perigos. Minecraft permitiu que usuários domassem cavalos para explorar seu grande mundo aberto com maior facilidade Reprodução/Rafael Monteiro 9. Compra da Mojang Studios e integração com a Microsoft No mês de setembro em 2014 uma grande surpresa atingiu o mercado de games. Acontece que o Minecraft, grande fenômeno até então, seria comprado junto com sua produtora pela Microsoft, fabricante dos consoles Xbox. A empresa pagou US$ 2,5 bilhões (em torno de R$ 13,6 bilhões) pela compra, e, em 2022, o game passou a exigir uma conta da Microsoft para ser jogado, uma integração total com o sistema. Em 2014 a Mojang Studios e Minecraft foram comprados pela Microsoft por mais de R$ 13 bilhões Reprodução/Minecraft.net 10. Crossplay com atualização Better Together Em 2016, após a compra de Minecraft pela Microsoft, a fabricante do Xbox pareceu dar grande importância para unificar o jogo. Em 2015, surgiu Minecraft: Bedrock Edition, uma edição que reunia todas as versões anteriores como a versão PC (Windows 10), a versão mobile Minecraft: Pocket Edition, e as versões de consoles (como Minecraft: Xbox One Edition), em uma única versão do jogo, posteriormente chamada apenas de "Minecraft". Isso possibilitou o que viria a seguir em 2017, a atualização "Better Together" que começou a testar Crossplay entre as versões do Xbox One, Android, iPhone (iOS) e PC, permitindo multiplayer entre jogadores em diferentes plataformas. A função chegou ao Nintendo Switch em 2018 e também ao PlayStation 4 (PS4) em 2019 após aparentemente haver alguma resistência da fabricante Sony. Atualmente é possível jogar Minecraft com amigos em qualquer console sem que jogadores imaginem o desafio que foi obter esta conquista. A atualização Better Together de Minecraft permitiu crossplay entre plataformas, mas não foi fácil obter estar conquista Divulgação/Mojang 11. Um novo mundo aquático A primeira grande atualização de novo conteúdo em Minecraft veio em 2018 com a versão 1.13 "Aquatic Update". Após todas as versões do game estarem unificadas, a Mojang Studios parecia estar focada em ampliar seu conteúdo com renovações anuais. Esta atualização mudou por completo os oceanos, lagos e rios de Minecraft, introduzindo biomas marinhos, corais, navios afundados, ruínas, golfinhos, novos peixes e Monumentos do Oceano com um novo chefe para enfrentar. Minecraft adicionou várias novidades ao seu mundo submarino como Golfinhos e navios naufragados Reprodução/Rafael Monteiro 12. Evolução das vilas e os novos Saqueadores No ano seguinte, a atualização 1.14 chamada "Village and Pillage" ampliou o sistema de vilas do jogo original. Ela introduziu profissões diferentes para os Aldeões e um sistema de comércio mais complexo. Porém, sua principal adição foram os Saqueadores (Pillagers), inimigos que vagam pelo mundo e habitam postos em alguns locais do mapa. Ao derrotá-los, o usuário ganha uma espécie de maldição chamada "Mau Presságio". Ao se aproximar de uma vila com esta praga, inicia-se uma "Raid" em que é preciso derrotar várias hordas de Saqueadores para proteger a vila. A atualização Village & Pillage de Minecraft trouxe os novos Saqueadores como inimigos Divulgação/Mojang 13. Um Nether completamente novo A atualização 1.16, em 2020, conhecida como o "Nether Update" fez reformas grandiosas na antiga dimensão assustadora de Minecraft. Na época de sua criação, o Nether era um ambiente com visual único, apenas pedras vermelhas, fogo e lava. O update trouxe biomas diferentes para o Nether que o tornaram mais interessante de explorar. Além de apresentar novos inimigos como os Piglins, ruínas de portais, uma nova área Bastião com vários tesouros e um novo material, o Netherite. A introdução do Netherite foi uma das mais impressionantes no game, pois ofereceu um utensílio ainda mais forte que o Diamante e muito mais raro de obter, sendo necessário procurá-lo no Nether. O Nether em Minecraft continua cheio de lava, mas agora há biomas diferentes em suas regiões Reprodução/Rafael Monteiro 14. Um novo mundo de cavernas e abismos A mais recente grande atualização de Minecraft, talvez a última que alterará tão profundamente seu mapa, foi a atualização Caves & Cliffs Part 1 e 2, em 2021 e 2022. Esta atualização remodelou por completo a forma que Minecraft cria seus mundos, apresentando montanhas gigantescas e um sistema de cavernas completamente novo com vastas áreas subterrâneas. Ele também introduziu novos biomas subterrâneos, materiais e criaturas, como as Cavernas Verdejantes, Ametista, Cobre e Axolotls. Minecraft teve seu mundo subterrâneo todo reformulado mudando por completo a exploração no game Reprodução/Minecraft 15. A escuridão profunda e o Warden A atualização Caves & Cliffs foi dividida em partes devido a sua complexidade e só ficou realmente completa no lançamento da atualização seguinte 1.19, "The Wild Update". Além de apresentar estas novas áreas subterrâneas que mudaram drasticamente a forma de exploração em Minecraft, a atualização seguinte trouxe o novo bioma Escuridão Profunda com um inimigo terrível chamado Guarda (Warden) que o protege. Jogadores precisam andar com cuidado para não fazer barulho e assim não invocar a criatura. O Warden é um novo inimigo terrível em Minecraft que habita o bioma de Escuridão Profunda Reprodução/Minecraft Com informações de Minecraft (1, 2 e 3), TechCrunch, Windows Central, Rock Paper Shotgun, Game Rant, Sportskeeda, Polygon, Minecraft Wiki (1, 2, 3, 4 e 5) e Minecraft Fandom (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11) Jogos leves para PC fraco: conheça 5 títulos Saiba mais

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